MAKEUP | INGLOT AQUASTIC CREAM EYE SHADOW
Segue mais uma review? Desta vez trago-vos mais um produto da INGLOT (na realidade três, mas da mesma gama) – as recentemente lançadas sombras “líquidas” Aquastic. À base de água, estas sombras em creme/”líquidas” prometem um efeito de longa duração (sem acumular ou borrar), com um acabamento mais ou menos reluzente, dependendo da aplicação. Existem 10 tons à vossa escolha, desde o prateado e dourado, ao rosa, azul e verde.
Cores
Como disse ali em cima, poderão encontrar 10 cores nesta gama de sombras, do nº11 ao nº20, todas elas metalizadas e bem luminosas. Nenhuma delas é assim super vibrante, o que as torna mais usáveis. Vai uma pequena descrição das cores, daquilo que me lembro e consigo perceber pelas imagens que circulam pela internet (e de acordo com as minhas escassas capacidades de descrever cores).
▷ 11: dourado bem clássico, amarelão.
▷ 12: dourado discreto, a puxar para o champanhe (mas, ainda assim, dourado).
▷ 13: dourado acobreado.
▷ 14: lilás meio acinzentado.
▷ 15: castanho claro meio toupeira.
▷ 16: rosa velho.
▷ 17: rosa fúcsia arroxeado.
▷ 18: branco com um toque prateado.
▷ 19: azul bebé.
▷ 20: verde, a puxar quase para o verde água.
Podem ver uma foto de todas as cores (nas embalagens) aqui. E deixo-vos abaixo uma foto com swatches todas as cores, que está mais ou menos fiel (daqui). As sombras mais clarinhas podem eventualmente ser utilizadas para iluminar outras áreas que não os olhos, o que as torna um pouco mais versáteis do que a maioria das restantes.
Uma coisa interessante é que podem misturar as cores à vontade e criar os vossos próprios tons. Eu descobri que gosto de misturar o nº12 com o nº16, o que resulta num tom rose gold meio acobreado mega bonito ♥ Como as sombras são bastante cremosas, torna-se bastante fácil misturá-las.
Fórmula, acabamento, pigmentação
Estas sombras não são líquidas (não escorrem facilmente da embalagem se a virarem), mas também não as considero propriamente sombras em creme, porque são bem mais fluidas (pelo menos mais do que aquelas que vêm em potinhos). A fórmula é muito suave e fácil de espalhar e uma pequena quantidade serve para uma área considerável. Todas as sombras da colecção têm um acabamento metalizado, não se notando brilhos propriamente ditos. A pigmentação é óptima, mas se aplicarem pouco produto correm o rico de não se notar largamente o seu efeito. O meu conselho é que sejam generosas com a quantidade de sombra, mas também não precisarão de exagerar, porque, como disse, a pigmentação é boa.
Aplicação
Eu costumo aplicar directamente com o aplicador fornecido e depois dou um jeitinho com um pincel achatado de cerdas sintéticas, não muito grande, para esfumar melhor e ficar com um acabamento mais perfeitinho. Apesar de não secar super super rápido, também não demora muito tempo (eu diria cerca de 30 segundos, quando aplicada em camada fina), pelo que o melhor é trabalhar rapidinho, antes que seque. Depois de secar, aconselho que não mexam muito mais na sombra, principalmente se for para aplicarem uma nova camada, porque parece que a camada mais recente (molhada) acaba por arrastar um pouco a camada que já está seca (afinal, as sombras são feitas à base de água e saem com água…). Posto isto, se quiserem que o efeito fique bem evidente, o meu conselho é que apliquem esta sombra em toda a extensão da zona onde a querem aplicar e depois esfumem ligeiramente com um pincel; ou seja, não aconselho que apliquem só um bocadinho no centro da pálpebra para depois esfumarem no resto da pálpebra, porque vão acabar por perder um pouco a pigmentação. No entanto, se quiserem um efeito mais subtil, podem fazer desta forma (e até esfumar com os dedos). Espero ter-me feito entender!
Podem utilizá-las por si só ou mesmo como base para sombras; funcionam lindamente das duas formas. Não se sentem nos olhos, nem tive qualquer tipo de reacção durante ou após a aplicação.
Nas fotografias abaixo utilizei as sombras na pálpebra móvel, sem qualquer tipo de base e esfumei uma sombra mate castanha clara no côncavo.